Agricultura entrega Diagnósticos Rurais Participativos para associações de comunidades rurais


https://jf1.one/zdm0N

Foto: Divulgação/Secom-TO
Foto: Divulgação/Secom-TO

Compartilhe


Equipes técnicas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realizam esta semana, a entrega de Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs), em diversos municípios do Tocantins. O evento é parte das ações realizadas pelo Governo do Tocantins com objetivo de fomentar o acesso de comunidades ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Os DRPs serão entregues para as associações das comunidades de Monte Alegre, Grota Funda, Riozinho, 25 de Julho, Recanto da Paz, Ilha Formosa, Cristo Rei, Bom Exemplo e Coração do Araguaia, nos municípios de Nova Rosalândia, Cristalândia, Pium, Barrolândia, Goiatins, Filadélfia e Palmeirantes.

A ação beneficiará 200 famílias de agricultores familiares, atendendo nove comunidades rurais. Nessas comunidades, os principais produtos cultivados são: arroz, mandioca, hortaliças e abacaxi, entre outros, que abastecem o consumo das famílias e venda do excedente.

Barrolândia


Nessa quarta-feira, 7, acontece na Associação Ponto Chique, município de Barrolandia, uma reunião com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para tratar do georeferenciamento da comunidade. Durante o encontro os agricultores familiares, vão receber informações sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Seagro, Sebrae e o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins).

Diagnóstico Rural Participativo (DRP)


O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) tem como objetivo conhecer as realidades sociais econômicas e ambientais, dos projetos contratados pelo programa Nacional do Crédito Fundiário, obtendo informações que possibilitem a revitalização das unidades produtivas. Para atender a proposta, foram levantados os aspectos produtivos, sociais e organizacionais de cada comunidade, objetivando fomentar a produção rural, promover a geração de emprego e renda, bem como melhorar a organização e a qualidade de vida dos associados.


Fonte: Secom-TO

Tags : Agricultura, DRPs, Tocantins, Secom-TO

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo