Encejja 2019: cartões de confirmação já estão disponíveis


https://jf1.one/DIYb2

Foto: Divulgação/Secom-TO
Foto: Divulgação/Secom-TO

Compartilhe


O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta segunda-feira, 12, o cartão do participante dos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os cartões estão disponíveis na Página do Participante da avaliação e deve ser acessados por meio de um login e senha disponibilizados no ato da inscrição.

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Já os interessados na Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisam ter 18 anos completos.

No Tocantins, quase 31 mil pessoas se inscreveram no Exame em 2019. O número representa um crescimento de 27,78% no número de inscritos em comparação a 2018. As provas estão previstas para o dia 25 de agosto, e serão realizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Certificação

Cabe ressaltar que a realização das provas não garante a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.


Fonte: Secom-TO

Tags : Encceja, educação, Encceja 2019, Inep

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo