Conheça o projeto PAIS da comunidade Dom Bosco na zona rural de Filadélfia


https://jf1.one/zKWs8

Foto: Reprodução/Romário Farias
Foto: Reprodução/Romário Farias

Compartilhe


“Um sonho chamado Dom Bosco”, é assim que o presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Tocantins (ASPROVALE), Calebe Martins, resume o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), instalado na comunidade Dom Bosco na zona rural de Filadélfia (TO).

É uma realização da Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI); Movimento dos Atingindos por Barragens (MAB); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Tocantins (ASPROVALE); e Fundo Amazônia.

Objetivo


Promover melhorias de vida da comunidade e fortalecer a cultura empreendedora do município, trazendo mais dignidade às famílias; dar suporte logístico e técnico às estruturas do sistema de produção PAIS.

PAIS em Dom Bosco


O projeto PAIS na comunidade Dom Bosco, é composto por uso de tecnologia sociais para reduzir o desmatamento, tanto que é utilizado placas solares para gerar energia elétrica para o funcionamento do bombeamento de água para irrigação desses sistemas produtivos. A produção dos alimentos é altamente sustentável, dispensando o uso de agrotóxicos.

Abaixo você pode conferir algumas fotos da instalação do projeto na comunidade:


Instalação do projeto PAIS, em Dom Bosco, zona rural de Filadélfia-TO — Fotos: Reprodução/Romário Farias e Jamaykon

Essa instalação de hortas foram realizadas por dois jovens, Romário Farias e Jamaykon. Isso demostra o potencial dos jovens de Filadélfia e também por ser um projeto fascinante, podemos dizer que a população da cidade só precisa de apoio e oportunidade para poder produzir.

É um projeto que nos trás esperanças ao nosso município, só precisamos de incentivos”, diz Calebe Martins, que convida a todos para conhecer a comunidade Dom Bosco.

Tags : PAIS, Dom Bosco, produção rural, Calebe Martins, agricultura

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo