Covid-19: secretaria até tenta, mas a comunidade de Filadélfia não ajuda


https://jf1.one/QH9LG

Foto: Divulgação/imagem ilustrativa
Foto: Divulgação/imagem ilustrativa

Compartilhe


Com o grande avanço do novo coronavírus (covid-19) no Estado do Tocantins, inclusive temos a nossa cidade vizinha, Araguaína-TO como o epicentro do surto no Estado, tem moradores de Filadélfia que ainda não entendeu a gravidade da situação. Muitos deles desafiam o vírus chegar em Filadélfia, não acatam as recomendações do Ministério da Saúde, que a Secretaria Municipal de Saúde vem orientando desde então.

O último boletim do coronavírus divulgado pela a secretaria, mostra que tem 4 casos suspeitos no município de Filadélfia.

A secretaria está tentando de todas as formas, orientar aos moradores sobre as medidas preventivas, mas muitos não respeitam. Ao sair pelas as ruas, vejamos muitas pessoas sem usar máscaras, outros fazendo aglomerações e outros viajando, mesmo com a proibição do fluxo de ônibus e vans, moradores procuram outros meios para viajar, por exemplo em carro pessoal.

Recentemente denunciamos para a secretaria, um residente de Filadélfia que havia chegado de Palmas, onde mesmo foi orientado pela a secretaria a ficar em isolamento durante 14 dias, esse é um dos protocolos do Covid-19 imposto pelo o Ministério da Saúde, mas no dia seguinte, o cidadão já estava andando pelas as ruas, quebrando a então orientação da secretaria. Após a quebra, os agentes sanitários foram na casa dele para uma nova orientação.

A questão é que, do que adianta a secretaria trabalhar tanto, se a população não ajuda? É impossível conseguir controlar quando a outra parte não da o braço a torcer, nossa cidade é pequena, a comunidade precisa imaginar o tamanho do estrago se esse vírus chegar aqui.

A Prefeitura de Filadélfia precisa urgentemente tomar decisões mais rígidas em relação as pessoas que sai para a rua sem uso de máscaras. O decreto que obrigou o uso, não está surtindo efeitos, já chegou a hora de aplicar multas em quem está descumprindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, assim como já estão fazendo em outras cidades.

A prevenção é o melhor remédio! Fiquem em casa!

Tags : Coronavírus, editorial, Filadélfia, secretaria de saúde, covid-19

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo