Governo do Tocantins e os 139 municípios do estado aderem ao SUS Digital


https://jf1.one/2WHaS

O SUS Digital disponibiliza diversos serviços em saúde- Foto: Karoliny Santiago/Governo do Tocantins
O SUS Digital disponibiliza diversos serviços em saúde- Foto: Karoliny Santiago/Governo do Tocantins

Compartilhe


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), e os 139 municípios do estado aderiram ao Programa SUS Digital, antigo Conecte SUS. Coordenado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde (MS), o SUS Digital possibilita, aos cidadãos brasileiros, o acesso às suas informações de saúde, bem como a de seus familiares. A iniciativa também abrange o monitoramento e a avaliação de dados, sistemas de informação, plataformas e desenvolvimento de aplicativos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca que este é um programa de suma importância para a saúde pública brasileira e, com isso, terão a possibilidade de conhecer ainda mais a realidade epidemiológica do estado. “Os dados estarão em uma plataforma unificada e, assim, trabalharemos políticas públicas mais direcionadas e eficazes, dentro da nossa realidade”, pontua o secretário.

“Outro ganho é a articulação do atendimento especializado nos locais de difícil acesso, por meio de consultas de especialistas a distância e com o uso do telediagnóstico, por exemplo. Isso vai ampliar o que já dispomos com a telemedicina, que é disponibilizada ao Tocantins desde 2019 e oferta consultas com médicos clínicos e enfermeiros, e especialidades como: psiquiatria, cardiologia clínica, pneumologia clínica, endocrinologia clínica, reumatologia clínica, neurologia pediátrica e neurologia clínica, em 26 municípios”, explica o gestor.

Recursos


Para a primeira etapa do SUS Digital, a previsão é de que sejam destinados, pelo Ministério da Saúde, R$ 232 milhões para apoiar as primeiras ações do planejamento. O repasse dos recursos se dará por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para fundos municipais, estaduais e distrital de saúde, e a fase de planejamento se dará em três etapas: diagnóstico situacional do território, considerando a respectiva macrorregião de saúde; avaliação do nível de maturidade digital com base na aplicação do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD) por município e a elaboração e aprovação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do Plano de Ação de Saúde Digital, por macrorregião de saúde.

Serviços


O SUS Digital disponibiliza para a população diversos serviços em saúde, entre eles: a emissão de documentos e certificados; o acompanhamento de resultados de exames laboratoriais; histórico de medicamentos dispensados pelo Farmácia Popular e o acompanhamento da posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes.


Fonte: Secom-TO

Tags : Saúde, SUS digital, Tocantins

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo