Operação prende servidores do Detran e empresários por fraudes em regularização de veículos


https://jf1.one/w8RaT

Foto: Divulgação/Portal o Norte
Foto: Divulgação/Portal o Norte

Compartilhe


Uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Tocantins (Gaeco/MPTO)com o apoio das Polícias Civil e Militar cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão nesta quarta-feira (12), em Araguaína, Wanderlândia e Tocantinópolis, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa que atuava na emissão de documentos para carros roubados ou furtados.

Os mandados da Operação Dolos começaram a ser cumpridos nesta madrugada. São sete de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão em 12 endereços nas três cidades.

Segundo as investigações, a suposta organização seria especializada em legalizar a documentação de veículos roubados ou furtados em território nacional. Para isso, abriam processo de primeiro emplacamento junto ao Detran Tocantins, utilizando-se de chassi clonado, notas fiscais falsificadas e dados pessoais de vítimas que eram cadastradas como proprietárias desses automóveis. Servidores do Detran que supostamente integram a organização auditavam os processos e emitiam o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

imagem
Divulgação/Portal o Norte

Para o processo de emplacamento, a organização teria como prática clonar o chassi de veículos novos, que por vezes ainda estavam na concessionária e que possuíam as mesmas características do automóvel roubado ou furtado. De acordo com a investigacão, ao que tudo indica, os veículos não chegavam a passar pelo Estado do Tocantins, visto que não é necessária a realização de vistoria para o emplacamento de automóveis zero-quilômetro.

imagem
Foto: Divulgação/Portal o Norte

As placas e os lacres eram enviados do Tocantins para os Estados onde os veículos se encontravam, para que lá fossem afixados. Depois de “esquentados”, os automóveis estariam aptos para serem revendidos a terceiros.

O funcionamento da suposta organização criminosa foi investigado pelo Gaeco, por meio de Procedimento Investigativo Criminal instaurado no ano passado. As apurações envolveram interceptações telefônicas e a quebra do sigilo do IP de computadores, devidamente autorizadas pela Justiça. Segundo o MP, a administração do Detran contribuiu com o andamento das investigações.


Fonte: Portal o Norte

Tags : Detran, Araguaína, Tocantins, fraudes, veículos roubados, servidores, polícia, operação

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo